• Andresa Darosci

O que é adaptação hedônica?

A compreensão de adaptação hedônica tem base no conceito do bem-estar subjetivo. Os psicólogos Brickman e Campbell escreveram sobre esta concepção na década de 1970 como uma esteira hedônica na qual o ser humano se ajusta às atuais circunstâncias da vida e que todas as reações tendem a retornar ao estado anterior. Na teoria de origem os autores propuseram que as pessoas reagissem a eventos bons e ruins, mas em pouco tempo, se percebeu que retornavam ao estado de neutralidade.

Essa concepção de adaptação hedônica nos remete a busca constante pelo alcance da felicidade pois, as pessoas acreditam de forma equivocada que a felicidade está por vir, por exemplo, no próximo objetivo a ser alcançado, na promoção no trabalho, na aquisição de um novo bem como carro ou casa nova. A tendência ao assumir um comportamento como se estive em uma esteira, faz com que o ser humano fique numa busca incessante por uma felicidade pautada muitas vezes na aquisição de bens materiais e por dinheiro. Isso dá a impressão que nunca estamos satisfeitos com o que temos.

Cabe destacar que, a adaptação hedônica ocorre tanto com experiências positivas bem como com as negativas. O fluxo de emoções positivas ou negativas durante a nossa vida vai se alterando oras por alegria e outras com tristeza. Com o passar do tempo, o sentimento de felicidade ou a tristeza causada por um evento começa a desaparecer e a tendência é retornar ao estado original anterior aos eventos ocorridos.

A concepção de adaptação hedônica é importante para compreensão da felicidade. Observe e reflita o que realmente te faz feliz. Acredito que o que é essencial em nossas vidas realmente não conseguimos comprar com o dinheiro e sucesso como, por exemplo, o amor, as relações positivas e autênticas e até mesmo a saúde. Por isso, procure equilibrar a sua felicidade hedônica com a eudaimônica. Isto quer dizer que, procure experimentar emoções e prazeres positivos no aqui e agora, mas que tenham um propósito e um sentido positivo a longo prazo.

Aproveite e assista: Será que ganhar na loteria te deixaria mais feliz? https://www.youtube.com/watch?v=juO4zxsjSjw



#psicologiapositiva #positivepsychology #happiness #happinessatwork #hedonic

7 visualizações
 

©2020 por Andresa Darosci Desenvolvimento de Pessoas Ltda.