• Andresa Darosci

Como as forças de caráter influenciam nossa vida e felicidade?

As forças de caráter estão relacionadas ao bem-estar e felicidade dos seres humanos. Para qualquer meta e mudanças comportamentais as forças de caráter são base para se construir caminhos. Forças de caráter são características positivas refletidas em pensamentos, sentimentos e comportamentos que tendem a contribuir para o florescimento humano (Park, Peterson & Seligman, 2004). Mas como elas foram definidas?


Para a definição das virtudes e força de caráter foi desenvolvido um trabalho complexo para a compreensão dos traços positivos presentes nos seres humanos visando entender como as pessoas florescem mesmo diante de adversidades. Para isso, pesquisadores ocidentais saíram para pesquisar o mundo. Peterson e Seligman (2000) conduziram a pesquisa com mais de 50 pesquisadores. Estes encontraram correlações com a sabedoria milenar com estudos contemporâneos. A conclusão do trabalho resultou em uma linguagem humana e universal ao reconhecer forças em ação em qualquer situação. Os pesquisadores validaram que, nós seres humanos, somos constituídos por seis grandes virtudes (humanidade, coragem, temperança, transcendência, justiça e sabedoria) e que estas são percebidas por meio de ação a partir de vinte e quatro forças de caráter (saiba mais https://www.viacharacter.org/). Mesmo em grupos focais com os Maasai não-alfabetizados (no Quênia Ocidental) e Inughuit (no norte da Groenlândia) as virtudes essenciais foram reconhecidas (Park, Peterson & Seligman, 2007).


Na última década, vários estudos vislumbraram compreender sobre o funcionamento humano positivo (Seligman & Csiksentmihalyi, 2000). Os Valores em Ação (VIA) propostos por Peterson e Seligman (2004) propõe uma abordagem mais sistemática para estudar as virtudes e forças do caráter a partir de uma perspectiva psicológica. As forças de caráter se relacionam entre si, atuam em forma de constelação, são consideradas em graus, são encontradas universalmente nos seres humanos, em todas religiões, culturas e nações do planeta terra e variam de acordo com o contexto (McGrathe et al 2010; Niemiec, 2019).


O pressuposto é de que a felicidade é algo realizável para o ser humano que estiver interessado na construção de uma vida plena revestida de virtudes e propósitos positivos. O autoconhecimento, portanto, é ter consciência das próprias virtudes e limitações, tendo a clareza que cada decisão tomada se dá a partir dos valores e propósitos pessoais. Ao desenvolver as forças de carácter, os seres humanos estarão mais próximos do alcance da realização, felicidade e florescimento (Boehs & Silveira, 2018).


Mesmo diante de adversidades, pessoas que enfrentaram guerras mundiais e ataques terroristas, conseguiram superar tais episódios por meio da prática das forças de caráter. Isto pôde ser comprovado pois, a pesquisa realizada por Peterson e Seligman (2003) revelou que dois meses após o ataque ao World Trade Center (NY/EUA), no dia 11 de setembro de 2001, houve um aumento de pelo menos sete forças de caráter, sendo a gratidão, esperança, bondade, liderança, amor, espiritualidade e trabalho em equipe. A pesquisa evidenciou que dez meses da catástrofe, essas mesmas forças de caráter ainda estavam elevadas, embora em um grau um pouco menor. Diante de todos os acontecimentos por conta da Covid-19 acredito que o povo brasileiro possa superar tais adversidades causadas pela pandemia ao acessar o que praticam com mais frequência, ou seja, de acordo com Niemiec (2020) as cinco forças de caráter mais praticadas pelos brasileiros são a justiça, generosidade, senso crítico, gratidão e honestidade. Em tempos de crise, o que se pode inferir é que aqueles que acessam o que há de melhor em si e apresentam uma visão mais otimista de mundo, tendem a perceber como oportunidades para aprimorar suas habilidades para enfrentar desafios.


Faça seu teste para reconhecer suas forças de caráter de forma gratuita: Link: https://www.viacharacter.org/survey/pro/andresadarosci/Account/Register


#forcasdecarater#psicologiapositiva#positivepsychology

8 visualizações
 

©2020 por Andresa Darosci Desenvolvimento de Pessoas Ltda.